GRAMADO COM CRIANÇAS

30/11/2023



Gramado é um destino que eu sempre quis conhecer com as crianças e depois de pesquisar bastante, resolvi que o melhor momento para fazer essa visita seria na época do Natal, pois lá acontece o Natal Luz, uma festa que envolve a cidade inteira e deixa a cidade ainda mais especial.

Fomos em novembro de 2023, com duas crianças, Helena com 7 anos e Gabriel com 4 anos.


Natal Luz


O Natal Luz acontece em Gramado do final de outubro até meados de janeiro. Durante esse período a cidade fica inteira decorada e iluminada e acontecem várias atrações pela cidade, como shows, paradas de Natal, show de luzes e muito mais.


Essa é uma época em que a cidade também fica mais cheia, então vale a pena se programar com antecedência, pois as atrações podem lotar e você pode acabar perdendo alguma.

Como chegar?

Gramado está próximo a dois aeroportos: o de Porto Alegre, que fica a cerca de 115 km de Gramado e o de Caxias do Sul, que fica a cerca de 70 Km de Gramado, mas não se engane (como eu fiz) vá para o aeroporto de Porto Alegre!


Nós fomos via Caxias do Sul e não tivemos uma boa experiência: a estrada para Gramado é inteira de serra, o que acaba demorando bastante.


Quando fomos, tinha acabado de chover muito, então as estradas estavam danificadas e em alguns pedaços, estava com o pare e siga. Mas até aí, tudo bem, poderia ter sido uma casualidade, mas na volta, aí sim tivemos problemas.


Choveu muito enquanto estávamos em Gramado e na volta, a estrada estava inacessível. Não existia nenhuma placa explicando isso e ninguém do hotel nos informou. Chegamos na boca da serra e a estrada estava fechada, sem nenhuma sinalização. Fomos pedir informações para quem encontramos na rua, pois era domingo e tudo estava fechado. Nos deram as opções de estradas e fomos anotando, pois nesse ponto a internet também não funcionava.

Acabamos chegando, depois de quase 3h de viagem e mais alguns desvios por bloqueios na estrada.


Mas o perrengue continuou, já estávamos todos na sala de embarque quando fomos informados que o nosso voo tinha sido CANCELADO. 


O avião teve um problema e Caxias do Sul não tem estrutura para arrumar. O próximo voo seria só no dia seguinte às 18h. Então foi aquele caos, a operadora decidiu que enviaria os passageiros para Porto Alegre e nos realocaria em voos em diferentes horários, iriam nos levar de ônibus até um hotel e no dia seguinte pegaríamos o voo.


Ficamos no aeroporto de Caxias do Sul até 23h. Chegamos em Porto Alegre 1h00 da manhã e nosso voo era as 6h30.


Conversando com outros passageiros, moradores de Caxias do Sul, eles nos aconselharam a não pegar voos para lá, pois o aeroporto fecha com frequência por causa da neblina, além de não ter estrutura e com frequência os voos acabam indo para Porto Alegre.


Resumindo, vá para Gramado via Porto Alegre!


Alugar carro ou não?


Nós alugamos carro, pois foi a nossa primeira vez em Gramado e muitos passeios por lá tem distâncias longas e tinha lido que na alta temporada algumas vezes é difícil pegar Uber ou taxi.


Mas existem algumas empresas de transferes que também podem ser uma solução para quem não deseja alugar carro.


Onde ficar?


Nós ficamos no Hotel Alpestre. Ele não está localizado na avenida principal, por isso íamos de carro para o centro, mas é bem perto.


O hotel é grande e aconchegante. Ficamos no quarto do Alceu e da Lola, mascotes do hotel.



Nesse post conto mais sobre a nossa experiência por lá.


Em Gramado existem diversos hotéis para todos os públicos, eu foquei a minha pesquisa em hotéis interessantes e divertidos para crianças.


Cheguei em algumas opções e deixo aqui para vocês, mas não sei opinar entre eles, já que ficamos no Hotel Alpestre:


- Hotel Casa da Montanha

- Hotel Laghetto Gramado

- Hotel Master Gramado

- Hotel Ritta Hopper


Passeios com crianças em Gramado:


Gramado tem uma infinidade de passeios. Por isso vale a pena dar uma pesquisada antes de ir para decidir quais os passeios que vão funcionar melhor para a sua família.


No nosso caso, choveu muito todos os dias. Alguns passeios que tínhamos planejado, não deram certo, já outros, fomos com chuva mesmo e muitos são em locais cobertos, então não teve problema.


Vou colocar aqui o nosso roteiro, mas acho importante frisar que cada família é uma e que o ritmo de cada criança varia muito.


Para nós não adiantava sair muito cedo, as crianças estavam cansadas do dia anterior, então começávamos os passeios em torno das 11h/ 11h30 da manhã, deixando as crianças acordarem com calma e tomarem um café da manhã tranquilo...


Outra dica que vale a pena pensar, é na localização. Alguns passeios são em Canela ou mais longe do centro, então vale a pena se programar para escolher programas que sejam perto uns dos outros, assim você não fica rodando de um lado para o outro .


Vamos lá:


Dia 1: 


Dia de viagem: Chegamos em Gramado no fim do dia e fomos direto para o hotel descansar, jantamos lá mesmo.


Dia 2:


Snowland – Parque temático de neve. Ficamos cerca de 3h lá. Dava para ter ficado mais, mas o Gabriel cansou do frio e fomos embora.

Almoço na Cantina Pastasciutta – Casa de massas deliciosa

Pequena volta pela cidade – Aproveitamos que a chuva tinha parado um pouco e fomos conhecer a famosa Rua torta, mas quase não conseguimos ver, por conta da neblina...

O Grande Desfile de Natal – Desfile de Natal com carros alegóricos e vários personagens que remetem ao natal. Achei bem bonito e organizado. (Programação do Natal Luz)

Dia 3:


Mundo a vapor - Parque temático com réplicas em miniatura de máquinas que costumavam funcionar a vapor. Tem também um passeio de trenzinho. Ficamos em torno de 1h30 por lá.

Almoço no Restaurante Férreo – Esse restaurante fica dentro de uma estação de trem e uma parte dele é dentro de um vagão de trem. Geralmente precisa reservar para conseguir comer lá. Nós não reservamos e acabamos comendo no restaurante mesmo e foi ótimo!

Bondinhos Aéreos – Parque da Serra – Passeio de teleférico que para em diferentes “estações”. Em uma delas tem uma trilha com uma sala de esculturas em madeira com diferentes animais e você consegue reproduzir o som desses animais na escultura, é super interessante. Outra estação te leva para uma linda vista da cascata do caracol.


Jantar no Le Chalet de la Fondue – Não podia faltar o clássico jantar de fondue.

Passeio pela cidade – Mais uma vez aproveitamos uma pequena trégua da chuva e fomos passear pela rua principal, mas logo voltou a chover e não conseguimos aproveitar tudo.


Dia 4:


Big Land – É um parque com brinquedos interativos gigantes, mas o detalhe é que são brinquedos antigos, então todos da família se divertem. Ficamos em torno de 2h no local. veja o post aqui


Jantar no Navio Cara de Mau – É uma pizzaria ambientada como se você estivesse dentro de um navio pirata, cheia de piratas e shows relacionados ao tema, funciona no modelo de rodízio.

Dia 5:


Mini Mundo Gramado – Finalmente parou de chover e pudemos conhecer o famoso parque de miniaturas de réplicas de várias partes do mundo, pois esse parque é inteiro ao ar livre.


Almoço no Restaurante Hopper – Esse luxuoso restaurante fica em frente ao Minimundo e serve comida alemã. Ele fica dentro de um hotel, então as crianças conseguiram curtir também o parquinho.


Saída para voltar à Caxias do Sul para pegar o voo


Gramado é uma cidade linda e ainda queremos voltar. 


Alguns passeios clássicos, como andar de pedalinho no Lago Negro ou o novo Skyglass de Canela ficaram de fora, devido ao mau tempo, mas fica ai a nossa experiência com gostinho de quero mais....

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! :)